sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Veículos antigos invadem Pomerode

Fotos Ricardo Silva-Photuspress


6º Volksfriends é opção de lazer para toda a família neste domingo

É neste domingo, 02 de dezembro, o 6º Volksfriends – Encontro de Fuscas e Derivados, um dos quatro maiores encontros do gênero do país. O Pavilhão de Eventos da cidade de Pomerode vai receber, das 8h às 18h, Fuscas e derivados com motor refrigerado a ar, diversas opções de alimentação, bebidas e diversão para todas as idades.

São esperados veículos principalmente dos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Amigos de outras regiões, inclusive da Argentina, também marcarão presença, assim como a réplica do Fusca utilizado pela Polícia Militar blumenauense em 1987.

Além da apreciação de veículos, dos modelos originais aos “tunados”, haverá competição de chope em metro e lenhador, relembrando as tradições germânicas da região. Para as crianças, o evento trará espaço reservado com piscina de bolinhas e cama elástica.

Quem também estará presente no domingo, é a parceira joinvilense Volksbier, levando chope pilsen, weiss (de trigo) e stout (escuro). Para não fugir do clima da cidade mais alemã do Brasil, muito menos da temática, o chope será servido, em diversos pontos do pavilhão por quatro Fuscas, dois na cor preta, um vermelho e um amarelo, representando as cores da bandeira alemã.

A visitação no Volksfriends é gratuita. Os expositores devem se inscrever na entrada do evento colaborando com cinco quilos de alimentos não-perecíveis, que serão doados, posteriormente, para entidades assistenciais de Pomerode.



História do Fusca

A história do Fusca é uma das mais complexas e longas da história do automóvel. Diferente da maioria dos outros carros, o projeto do Fusca envolveu várias empresas e até mesmo o governo do seu país. Além de ter levado à fundação de uma fábrica inteira de automóveis no processo.

Criado na década de 30, com pequena interrupção da sua produção durante a Segunda Guerra Mundial, o Fusca foi sempre o carro mais barato em todos os países em que foi comercializado. Logo que as dificuldades econômicas foram superadas, no pós-guerra, o Fusca, com sua fama de indestrutível, dominou a sua fatia de mercado e se tornou um ícone que persiste até os dias de hoje, apesar de já não ser fabricado há muitos anos.

O primeiro Volkswagen brasileiro foi lançado em 1959, obedecendo, com poucas modificações, ao projeto de Ferdinand Porsche, lançado na Alemanha 20 anos antes. Em 1986, depois de 27 anos, a Volkswagen desistiu de fabricá-lo, alegando que era um modelo muito obsoleto, apesar de ser ainda um dos 12 carros mais vendidos daquela época.

Em 1993, por sugestão do então presidente Itamar Franco, a empresa voltou a fabricar o modelo. Itamar queria a fabricação de carros populares e sugeriu que o Brasil precisava de um carro como o Fusca. Como na década de 90 já existiam carros populares com mais acessórios que o Fusca, a venda não foi à esperada e, em 1996, a Volkswagen desistiu do projeto. Porém, o Fusca permanece como um dos carros usados mais vendidos e valorizados no mercado nacional.

Serviço:

O que: 6º Encontro de Fuscas
Quando: dia 2 de dezembro – domingo
Onde: Pavilhão de Eventos de Pomerode, a partir das 8h
Entrada: Gratuita para o público
Para expositores: cinco quilos de alimentos não-perecíveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário