segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Livro de poesias de estudantes catarinenses vai integrar à Biblioteca Nacional



Incentivar o acesso à cultura é uma das grandes bandeiras da Escola Dinâmica em Florianópolis, que oferece aos alunos métodos educacionais que vão além da sala de aula. Além de oficinas de arte, música, dança e outros segmentos culturais, o colégio traz na programação anual, importantes eventos, como o tradicional concurso literário, na sua Unidade Ambiental no norte da Ilha.

E o investimento é válido! Em dezembro, a Universidade Federal de Santa Catarina vai editar um livro com as poesias dos estudantes, eleitas no concurso de 2011. Serão quatro volumes que, além de integrar à Biblioteca Nacional, virão com ISNN, um código internacional de peso que referencia a publicação em qualquer biblioteca do mundo.

O boneco do livro foi apresentado no lançamento da edição 2012 do concurso literário, no dia 17 de outubro.  O evento contou com intervenções do musicista e poeta Marcos de Oliveira e a presença da renomada professora Beatriz Helena Dal Molim, que está desenvolvendo na escola, oficinas de contação de histórias para incentivar a participação dos pequenos na competição. “As crianças que sabem ouvir histórias se tornam adultos mais aptos a discernir entre a fantasia e a realidade e a lidar melhor com os aspectos de dualidade da vida”, destaca a contadora, formada em Letras com pós-doutorado em Tecnologia e Conhecimento.

Até a apresentação das poesias, a Escola vai trazer outros grandes nomes do cenário cultural em Santa Catarina para desenvolver nas crianças o senso crítico e despertar o gosto pela leitura. No dia 1 de novembro, às 11h, a Escola vai receber o escritor, jornalista e integrante da Academia Catarinense de Letras, Moacir Pereira, para um bate-papo com os alunos dos Ensinos Médio e Fundamental II.

Segundo a diretora da Escola Dinâmica, são momentos como estes que contribuem de forma efetiva para a formação cognitiva, social e cultural das crianças. “O amor pelos livros não é uma coisa que acontece de repente. É preciso ajudar as crianças a descobrirem o potencial que grandes autores e obras podem lhes oferecer”, diz.

Ainda este ano, a Dinâmica vai lançar também seu primeiro concurso de fotografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário