sábado, 29 de setembro de 2012

Prêmio Júri Popular do Salão de Humor encerra votações pela internet no domingo

Público escolhe o vencedor entre 11 menções honrosas selecionadas para a mostra principal da 39ª edição do evento

Uma das grandes novidades do 39° Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto, no valor de R$ 5.000, encerra as votações públicas pela internet no domingo (30). Criado por lei, o prêmio será concedido a uma das 11 menções honrosas escolhidas pelo júri de premiação. Para votar, basta acessar o site oficial do Salão (www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br). O vencedor será anunciado no dia 2 de outubro.

Entre os concorrentes, estão a divertida tira de Tomás Serrano (Espanha), os cartuns de Pavel Constantin (Romênia), que evidencia o crescimento populacional no planeta, e de Angel Boligan (México), sobre o distanciamento das relações humanas frente às tecnologias. Há também as charges de Mohsen Asadi (Irã) sobre reivindicações da classe trabalhadora, e de Ricardo Clement (El Salvador), que mostra líderes mundiais brincando com armas nucleares.

Entre as caricaturas, os concorrentes são Lucas Leibholz, que retratou o papa Bento XVI; Glen Batoca, que desenhou a cantora carioca Clementina de Jesus; e Fabricio Rodrigues Garcia, o Manohead, que caricaturou o estadista inglês Winston Churchill, além de Saeed Sadighi, do Irã, que escolheu Kim Jong-il, ditador da Coréia do Norte que faleceu em 2011. Para a categoria Intolerância, as menções foram para José Antonio Costa (Brasil) e Darko Drljevic (Montenegro), que retrataram, respectivamente, o preconceito racial e a guerra.


A secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese, explica que o Prêmio Júri Popular está previsto em lei municipal, o que assegura a continuidade da iniciativa nas edições futuras do Salão. “Quisemos democratizar, dar voz ao público que nos prestigia, permitindo que ele se sinta acolhido e ainda mais próximo do Salão”, diz a secretária sobre o prêmio em homenagem a um dos idealizadores do evento.

Para Eduardo Grosso, diretor do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), a movimentação na plataforma on-line surpreendeu os organizadores do Salão, em virtude das campanhas feitas nas redes sociais pelos cartunistas que concorrem ao prêmio. “Com certeza a votação popular caiu no gosto do público, que sempre foi muito participativo em todas as edições do Salão.”


ALCEU RIGHETTO – Corria o ano de 1974 quando um grupo de piracicabanos (jornalistas, artistas e intelectuais), atuante no cenário político e cultural da cidade, estava inconformado com a Ditadura Militar. Em busca de algo novo para os festejos do aniversário de Piracicaba, eles conseguiram a adesão da turma do Pasquim e de outros nomes do humor.

Righetto pertencia ao grupo de idealizadores do Salão em 1974 e quatro anos depois se tornou o primeiro secretário da Ação Cultural em Piracicaba, trabalhando em prol do crescimento do evento na cidade. Jornalista, radialista e educador com mais de 30 anos de atuação na rede estadual de ensino, ele morreu em 17 de junho de 2008, aos 70 anos.


OFICINAS – As atividades paralelas da 39ª edição seguem esta semana. Amanhã (27), das 14h30 às 17h, Dorinha Viti e Richard Kennedy comandam a oficina Faces e Caricaturas em Origami, na Biblioteca Ricardo de Arruda Pinto. Inscrições gratuitas para o público a partir dos 12 anos pelo telefone (19) 3433-3674. Um novo encontro acontece no dia 4 de outubro.

O próximo final de semana (29 e 30) é o último para crianças e jovens participarem da oficina O Salãozinho é Dez!, com Danilo De Angeli. As atividades de desenho e pintura acontecem no espaço da mostra do 10° Salãozinho de Humor (Armazém 9 do Engenho Central), das 14h às 17h.

O SALÃO – Realizado pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural e do CEDHU Piracicaba, o Salão de Humor promove em 2012 a maior mostra na história do evento. São 436 obras, divididas em 100 cartuns, 89 caricaturas, 76 charges, 78 tiras/HQs, oito peças tridimensionais e 85 trabalhos com o tema intolerância produzidos por artistas de todos os estados brasileiros e de 64 países. Os trabalhos estão em cartaz no Armazém 14 do Engenho Central, com visitas gratuitas de terça a quinta-feira, das 14h às 18h, e sextas, sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h.

SERVIÇO – Votação pública do Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto, até domingo (30), pelo site salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br. Visitas ao 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, até 14 de outubro, de terça a quinta-feira, das 14h às 18h, e sextas, sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h, no Engenho Central de Piracicaba (avenida Maurice Allain, 454). Informações: (19) 3403-2615 ou www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário