foto Divulgação Bierweg
A Bierweg leva turistas e amantes da bebida maltada para conhecer um pouco mais da cultura artesanal do município. O foco do passeio é consolidar a região como uma referência cervejeira, utilizando o turismo como ferramenta para divulgação das marcas locais, geração de renda e empregos com a atividade.
por AEN
A Bierweg, em Guarapuava, no Centro do Estado, é uma boa opção para conhecer os potenciais paranaenses ligados à gastronomia e à produção de bebidas exclusivas. A rota abrange oito cervejarias parceiras e outros pontos de interesse da cidade, criando um passeio personalizado e saboroso.
Presente no Portfólio de Produtos e Destinos Turísticos qualificados do Estado – material divulgado em junho deste ano pelo Viaje Paraná –, o foco do passeio é consolidar a região como uma referência cervejeira, utilizando o turismo como ferramenta para divulgação das marcas locais, geração de renda e empregos com a atividade.
O nome Bierweg, que na língua alemã significa "Rota da Cerveja", é uma homenagem à forte influência germânica em Guarapuava e à colonização Suábia – originária do Sudoeste da Alemanha – no distrito de Entre Rios, pertencente ao município.
Por meio da rota são organizados passeios guiados por cervejarias artesanais, campos de pesquisa de cevada e lúpulo, por uma das maiores fábricas de malte da América do Sul e os principais pontos turísticos de Guarapuava. Durante a excursão – que acontece mediante agendamento –, os turistas podem conhecer um pouco mais da cultura local no entorno da bebida, com transporte seguro e guias especializados.
“Turismo é sinônimo, também, de reconhecimento da cultura. Quando se trata de cervejarias paranaenses esse aspecto é potencializado, uma vez que somos uma referência em produções artesanais de qualidade e com sabores únicos. A rota é uma forma de valorizar o que é produzido aqui, divulgar os empreendedores locais e promover o Estado por meio da atividade turística”, explicou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
Com uma identificação do perfil do visitante, a organização da Bierweg consegue montar um roteiro customizado, selecionando ao menos três cervejarias entre os parceiros para serem visitadas. Ao todo, são oito cervejarias artesanais parcerias, muitas delas premiadas e medalhistas em competições especializadas do ramo: Donau Bier; Jordana Bier; Hank Bier; Metzgerbier; Água do Monge; Suábia; Irmandade; e a Heimdall.
Além da experiência tradicional, o atrativo conta com outros dois produtos consolidados. A Rota Sensorial é uma sessão de degustação guiada de cervejas, descobrindo os estilos e sabores únicos. E a Rota do Conhecimento, que promove um dia de experiência em uma cervejaria, participando da produção de uma receita de bebida do início ao fim.
RECONHECIMENTO RECENTE – Uma das cervejarias presentes no itinerário da Bierweg foi eleita, recentemente, como uma das melhores do Brasil. Na última semana, a Hank Bier foi premiada no Concurso Brasil Beer Cup, na categoria de Melhor Cervejaria de Pequeno Porte do País. Ao todo, ela conquistou 14 medalhas na competição, entre nove de ouro, duas de prata e três de bronze.
Os títulos somam-se às outras dezenas de concursos e campeonatos ganhos por cervejarias locais, que se destacam pela qualidade e sabor diferenciado das produções. Saiba mais sobre as medalhas recém-conquistadas pela guarapuavana Hank Bier AQUI.




Nenhum comentário:
Postar um comentário