segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Corpo de Bombeiros do Paraná alerta sobre cuidados diante de fortes chuvas e ventos

 

Fotos: CBMPR

Evitar estacionar veículos embaixo de árvores em dias de chuva e ventania é uma das orientações. Em caso de tempestades com raios, permaneça em local coberto, evite áreas abertas e nunca fique debaixo de árvores. Veja outras orientações importantes.

por AEN

As fortes chuvas acompanhadas de ventos intensos que atingiram o Paraná no fim dee semana e nesta segunda-feira (22) provocaram estragos em diversas regiões do Estado. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), as ocorrências envolveram desde quedas de árvores até destelhamentos e desalojamento de famílias.

No município de Santa Maria do Oeste, um vendaval durante a madrugada desta segunda atingiu cerca de mil residências e prédios públicos, afetando inclusive o hospital municipal, que passou a atender apenas casos de emergência. Uma escola foi transformada em abrigo temporário, acolhendo famílias desalojadas. Duas pessoas tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas ao hospital de Pitanga.

As cidades de Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Ponta Grossa também registraram estragos decorrentes das chuvas e ventos fortes. Houve quedas de árvores em vias urbanas e rodovias, destelhamentos de residências e danos a prédios públicos. Em alguns casos, famílias precisaram ser realocadas temporariamente e receberam lonas para proteção de bens. Apesar dos prejuízos, não houve registro de vítimas graves.


Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a previsão é de que a instabilidade diminua na terça (23) em boa parte do Estado. No entanto, a partir de quinta (25), há possibilidade de novas pancadas de chuva, especialmente na faixa Leste e no Litoral.

A Capitã do CBMPR Luisiana Guimarães Cavalca, destaca a importância de se antecipar aos riscos. “É fundamental acompanhar os alertas e, em caso de orientação para deixar o local, não hesitar em sair imediatamente. Preparar uma mochila de emergência com documentos e itens essenciais também pode fazer a diferença em situações críticas”, alerta.

Como se proteger em situações de chuva e ventos fortes:

- Queda de árvores: evite estacionar veículos sob árvores em dias de chuva e ventania. Galhos perigosos podem ser podados, mas a remoção só deve ser feita com autorização da prefeitura.

- Tempestades com raios: permaneça em local coberto, evite áreas abertas e nunca fique debaixo de árvores.

-  Planejamento: estabeleça rotas de fuga e mantenha familiares ou amigos em áreas seguras avisados da possibilidade de acolhimento.

- Alagamentos: caso haja ordem de evacuação, saia imediatamente. Não permaneça em locais de risco para proteger bens materiais.

- Risco de deslizamentos: observe o nível de rios próximos, movimentação da terra em encostas e o aparecimento de rachaduras ou ruídos em imóveis.

- Emergências: para situações de risco imediato, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193. Para auxílio com alojamento, telhas e outros itens de apoio, procure a Defesa Civil Municipal.

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Paraná e universidade da China vão ampliar cooperação internacional

 

Fotos: Divulgação SETI-PR

Memorando de Entendimento com a Universidade de Tecnologia de Shandong, localizada na área costeira oriental da China, prevê a parceria para iniciativas acadêmicas e científicas como o intercâmbio de professores, pesquisadores e estudantes.

por AEN

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e das sete universidades estaduais assinou, nesta quarta-feira (17), um Memorando de Entendimento (MoU) com a Universidade de Tecnologia de Shandong, localizada na área costeira oriental da China. O acordo prevê a parceria para iniciativas acadêmicas e científicas como o intercâmbio de professores, pesquisadores e estudantes.

Entre os objetivos do memorando estão o fortalecimento das capacidades de ensino e pesquisa das instituições envolvidas e a promoção de atividades de cooperação internacional. A validade do acordo é de cinco anos, com possibilidade de renovação ou modificação mediante consenso entre as partes.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destaca a importância da iniciativa para o fortalecimento da internacionalização do sistema estadual de ensino superior.

“Esse acordo representa uma oportunidade concreta para ampliar horizontes para estudantes e pesquisadores do Paraná, estabelecendo pontes com uma das potências mundiais em ciência e tecnologia. A cooperação com a Universidade de Tecnologia de Shandong reforça o papel estratégico das nossas universidades na produção de conhecimento global”, afirma Bona.


Assinaram o documento a reitora da Universidade de Tecnologia de Shandong, LI Yuxia, os reitores e reitoras das universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar).

O reitor da Unioeste e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), Alexandre Webber, explica que a parceria pode resultar em soluções inovadoras para desafios regionais.

“Essa parceria é muito importante para as nossas universidades, que cada vez avançam mais na internacionalização, algo fundamental para fortalecer a nossa pós-graduação e ainda mais elevar os conceitos dos nossos programas de pós-graduação”, ressaltou Webber.

A INSTITUIÇÃO - A Universidade de Tecnologia de Shandong fica na cidade de Zibo, que tem uma população de 4,7 milhões de habitantes, localizada na área central da província de Shandong. Na universidade estão matriculados mais de 37,7 mil estudantes em cursos de graduação e mais de 3,7 mil em cursos de pós-graduação.

A instituição é reconhecida por sua excelência em engenharia e inovação, sendo um importante centro de desenvolvimento científico e tecnológico na China.


Destaca-se também em pesquisas tecnológicas voltadas para a agricultura, como desenvolvimento de maquinário agrícola inteligente, veículos autônomos aplicados ao campo, sensores de fibra óptica aplicados à agricultura de precisão e aproveitamento energético de resíduos agrícolas.

Essa parceria é resultado de tratativas realizadas por uma comitiva paranaense durante uma visita técnica, em maio deste ano no país asiático. Na ocasião, a delegação visitou instituições de pesquisa em diferentes cidades da Província de Shandong, a segunda mais populosa da China, com mais de 100 milhões de habitantes. Foram assinados dois memorandos de entendimento, um com a Universidade Agrícola de Shandong e outro com a Academia de Ciências Agrícolas da Província de Shandong.

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Festival da Primavera em Castro terá segunda maior Copa de Balonismo do Brasil

 

foto: Arnaldo Neto/AEN

O campeonato faz parte do festival nos Campos Gerais, organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, com apoio do Viaje Paraná. Com 50 balões, a Copa Paranaense de Balonismo–Etapa Castro será a segunda maior competição desta natureza do Brasil.

por AEN

De sexta-feira ao domingo (12 a 14), Castro, nos Campos Gerais, será palco de um dos maiores eventos de balonismo do Brasil. Com 50 balões, a Copa Paranaense de Balonismo–Etapa Castro se torna a segunda maior competição desta natureza no Brasil, atrás apenas de um evento que acontece no Rio Grande do Sul (RS). O campeonato faz parte do Festival da Primavera, organizado pela primeira vez pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu) e com apoio do Viaje Paraná.

Realizado na Castrolanda Expo Center, os balões serão os principais destaques da programação e, para aproveitá-los, as opções são muitas: voos cativos (quando o balão fica preso ao solo por cordas de segurança, subindo e descendo de forma limitada até 15 metros de altura para oferecer uma vista panorâmica e a sensação de voar), voos livres, balões instagramáveis, show de luzes com balões e, claro, a etapa competitiva.

O Festival da Primavera vai ser um grande evento com música, gastronomia, balonismo e muitas outras atividades. É uma oportunidade para atrair turistas, fomentar o fluxo do território dos Campos Gerais e trazer cada vez mais resultados positivos à população, por meio desse setor", disse o secretário do Turismo do Estado, Leonaldo Paranhos.

Com sete categorias, a Copa Paranaense de Balonismo–Etapa Castro reúne balões cativos e de voo livre. A realização das provas começa com um dossiê dos técnicos, que avaliam as condições climáticas e do vento, orientando sobre onde alçar voo, qual horário, possíveis manobras que podem ser feitas e demais aspectos.

A partir das orientações e informações em tempo real, um responsável define quais serão as modalidades praticadas no evento. Os 50 balões representam cinco aeronaves cativas fixas e outras 45 livres, conduzidas pelos competidores, entre paranaenses e de diversas partes do Brasil. Além de pilotos estaduais, participam competidores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Bahia, muitos deles campeões nacionais e de renome mundial.

As modalidades são: “Fly In”, quando os competidores voam para um alvo comum, determinado pelo juiz, e o que jogar sua marca mais próximo do alvo vence; “Fly On”, quando é declarado o próximo destino em voo e quem atingir a menor distância do alvo declarado será o vencedor; “Caça Raposa”, quando um balão decola sozinho e, após um determinado tempo, os outros balões sobem  e procuram seguir o mesmo percurso, sendo o vencedor  aquele que conseguir pousar mais próximo do ponto onde o balão raposa aterrissou; entre outras.

“O turismo é um setor que caminha junto e sempre está em sintonia com outras atividades. Além da programação do Festival de Primavera, que reúne gastronomia e música, o Turismo Esportivo paranaense se beneficia do Campeonato de Balonismo, uma vez que competidores de todo o Brasil vão se reunir no Paraná, movimentando os hotéis e toda a cadeia de serviços dos Campos Gerais”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.

foto: Arnaldo Neto/AEN

COPA DE BALONISMO – A competição será com toda a segurança necessária, uma vez que qualquer balão com atividade no Estado é obrigado a passar pela vistoria da Federação Paranaense de Balonismo para receber a carta de autorização de uso de aeronave.

Além disso, é fiscalizado se o promotor do evento e o piloto estão seguindo todas as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), sendo negada a autorização para os voos com falta de documentos, tanto para livres quanto para cativos. Além disso, eventos desta natureza em um município só podem ser realizados com a chancela da Federação, uma garantia a mais de segurança.

A expectativa é de realizar cinco voos competitivos, sendo o primeiro às 16h30 da próxima sexta-feira (12). As outras provas acontecem no sábado e no domingo (13 e 14), pela manhã e à tarde. Para serem realizadas, todas as provas estão condicionadas às condições climáticas avaliadas em tempo real pelas equipes de segurança e especialistas.

A ideia, de acordo com Lucas Chemin, diretor de Eventos da Federação Paranaense, é ultrapassar o número de pontos realizados na prova da etapa nacional da Copa de Balonismo, que teve 16 mil pontos. “O campeão é definido por meio de um cálculo feito em um software, que distribuí pontuações cumulativas de 0 a 1000 aos competidores, com base em seus desempenhos nas atividades. Tudo depende da modalidade, algumas calculam com base em quem chegou mais perto de um alvo pré-definido, então é bem variado”, explicou.

foto: Arnaldo Neto/AEN

PROGRAMAÇÃO – O primeiro Festival da Primavera vai movimentar os Campos Gerais com uma programação diversificada e gratuita com atividades culturais e educacionais, shows musicais, gastronomia, comercialização de produtos regionais paranaenses e o maior encontro de balonismo da história do Estado.

O evento contará ainda com exposições das Forças de Segurança. Representantes das polícias Civil, Militar, Científica e Penal, além do Corpo de Bombeiros, irão apresentar equipamentos e veículos históricos das instituições. O público também poderá participar de atividades recreativas, receber orientações e prestigiar a apresentação musical da Banda da Polícia Militar do Paraná.

Também haverá tendas para orientações sobre doação de sangue e órgãos e uma ação de vacinação em parceria com o município. 





Ponte de Guaratuba alcança 73% de execução e avança nos acessos e trecho estaiado

 

Fotos: Felipe Henschel/AEN

Orçada em quase R$ 400 milhões a obra segue com frentes de trabalho intensas tanto na estrutura principal quanto nos acessos de Guaratuba e Matinhos. No trecho estaiado, parte de maior complexidade técnica, as fundações, pilares das torres e aduelas de partida já estão finalizados

por AEN

A construção da nova Ponte de Guaratuba, no Litoral, alcançou 73% de execução, conforme boletim de obras de agosto de 2025. O empreendimento, orçado em quase R$ 400 milhões e executado pelo Consórcio Nova Ponte, segue com frentes de trabalho intensas tanto nos acessos quanto na estrutura principal.

“Permanecemos superando todos os desafios rumo à conclusão da obra, sendo executada com total qualidade e atendendo todas as normativas para uma obra de arte especial e para os seus acessos, como também os aspectos ambientais e demais critérios”, afirma o diretor-presidente do DER-PR, Fernando Furiatti. “Os paranaenses podem marcar no calendário do ano que vem, a inauguração da Ponte de Guaratuba será realizada no mês de abril, conforme previsto”.

No trecho pré-moldado, foram concluídas 62 estacas (24 no estaiado e 38 no pré-moldado), além de 16 vigas travessas. Já foram fabricadas 126 vigas longarinas e lançadas 110, permitindo a execução de 11 lajes do tabuleiro em um total de 23 vãos previstos ao longo de toda a ponte.

No trecho estaiado, parte de maior complexidade técnica, as fundações, pilares das torres e aduelas de partida já estão finalizados. Em agosto, os trabalhos avançaram com importantes etapas de concretagem no trecho estaiado. Utilizando a técnica de balanços sucessivos, foram executados três pares de aduelas no apoio 04 e dois pares no apoio 05, totalizando 85 metros concluídos de um total de 320 metros previstos para esse trecho da ponte. Também foram instalados os primeiros estais, cabos de aço que darão sustentação para a parte central da estrutura.

Os estais são cabos de aço tensionados que se ligam diretamente ao tabuleiro e às torres (mastros) da ponte. Eles sustentam o peso do tabuleiro, transportando as cargas verticais e horizontais para as torres, que por sua vez recebem essas forças e as transferem para as fundações por meio de compressão vertical. Já a fundação absorve e distribui as forças vindas dos mastros e estais para o solo e a rocha, por meio das estacas marítimas.


AVANÇOS NOS ACESSOS – Os acessos também seguem em ritmo acelerado. No lado de Matinhos, com cerca de 880 metros de extensão, seguem obras de drenagem, terraplenagem e pavimentação. Além disso, já estão sendo fabricadas no local as vigas longarinas que serão utilizadas na estrutura da ponte desse lado.

No acesso do lado de Guaratuba, com aproximadamente 940 metros de extensão, o maior desafio é o rebaixamento do morro para melhorar a rampa existente, onde são executadas as contenções. Elas são compostas pela solução técnica de solo grampeado somada à cortina atirantada estaqueada, alcançando 10 mil metros quadrados de área contida A previsão é movimentar 200 mil m³ de solo e aplicar 50 mil m² de pavimentação.

IMPACTOS AMBIENTAIS POSITIVOS – Além de melhorar a mobilidade no Litoral, a ponte deve trazer benefícios ambientais relevantes. Estudos indicam que a substituição do ferry-boat reduzirá o ruído subaquático e poderá favorecer o retorno de espécies marinhas, como o boto-cinza e as tartarugas marinhas, à Baía de Guaratuba.

ACOMPANHE A OBRA – A obra da Ponte de Guaratuba é uma iniciativa do Governo do Paraná, sob a coordenação do DER-PR, autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). A construção pode ser acompanhada em tempo real através das câmeras de monitoramento.

Confira o vídeo do andamento da obra:


UEM publica edital para contratar 77 professores; salários chegam a R$ 10,6 mil

 

Foto: Domi Gonzalez

As oportunidades contemplam vagas em departamentos de diferentes áreas, como Administração, Agronomia, Biologia, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Farmácia, Física, Geografia, História, Informática, Letras, Medicina Veterinária, Música e Artes Cênicas, Odontologia e Química, entre outros. 

por AEN

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRH), lançou o edital nº 285/2025-PRH, que regulamenta o teste seletivo para a contratação de professores temporários. São 77 vagas distribuídas em 69 áreas do conhecimento, abrangendo diferentes centros de ensino e câmpus da instituição. 

As oportunidades contemplam vagas em departamentos de diferentes áreas, como Administração, Agronomia, Biologia, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Farmácia, Física, Geografia, História, Informática, Letras, Medicina Veterinária, Música e Artes Cênicas, Odontologia e Química, entre outros. A relação completa com áreas específicas, carga horária e requisitos pode ser conferida no edital.

Os salários variam de R$ 1.803,76 (professor auxiliar graduado, 20 horas semanais) a R$ 10.687,27 (professor adjunto doutor, 40 horas semanais), podendo ser acrescidos incentivos de titulação para especialistas, mestres e doutores.

As inscrições poderão ser feitas de 18 de setembro a 6 de outubro, exclusivamente pelo site da Divisão de Recrutamento e Seleção. A taxa de inscrição é de R$ 212,43, com prazo de pagamento até 7 de outubro. Também haverá possibilidade de solicitar isenção da taxa nos dias 18 e 19 de setembro, conforme previsto no edital.

As provas didáticas estão programadas para ocorrer entre 3 e 7 de novembro, e o processo seletivo contará ainda com avaliação de títulos e currículo.

O sorteio para a distribuição de vagas reservadas a pessoas com deficiência (PcD) e candidatos negros (pretos e pardos) será realizado no dia 17 de setembro de 2025, às 15h, de forma pública, com transmissão pelo Google Meet. 

O edital completo, com a relação de áreas, requisitos e demais informações, está disponível no site da UEM: www.uem.br/concurso.

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Balões no Parque Barigui convidam turistas para o Festival da Primavera de Castro

 

Fotos: Arnaldo Neto/AEN

Quem passou pelo parque Barigui, em Curitiba, neste domingo (07), teve a oportunidade de ver bem de perto grandes balões, que proporcionaram voos cativos até 15 metros do chão. Eles eram um convite aos turistas e visitantes, para dar um gostinho do que será possível encontrar no Festival da Primavera, que acontece em Castro, nos Campos Gerais, entre a próxima sexta-feira e domingo (12 a 14).

A mostra de balões, uma ativação promocional dos órgãos do turismo estadual, aconteceu sem imprevistos, reunindo centenas de curiosos até o começo da noite. Com as condições climáticas colaborando, o público teve até a oportunidade de subir nos balões em voo cativo - quando fica preso ao solo por cordas de segurança, subindo e descendo de forma controlada.

O Festival de Primavera é organizado, pela primeira vez, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, com apoio do Viaje Paraná e da Federação Paranaense de Balonismo.

"A nossa ideia era fazer o convite à população em um local turístico, com grande circulação, por isso foi realizado no Parque Barigui. Isso precisa ser divulgado, porque o Festival da Primavera vai ser um dos maiores eventos do calendário anual dos Campos Gerais, com música, gastronomia, balonismo e muito. É com ele que vamls atrair turistas, fomentar o fluxo nos nossos territórios e trazer cada vez mais resultados positivos à população, por meio desse setor", disse o secretário do Turismo do Estado, Leonaldo Paranhos.


FESTIVAL DE PRIMAVERA – O evento acontecerá na Castrolanda Expo Center, tendo como uma das principais atrações os balões, entre voos cativos e também balões instagramáveis durante todo o evento, além de um Night Glow Show (show de luzes com balões) e a Copa Paranaense de Balonismo - etapa Castro, com competições em sete categorias.

Com 50 balões, este é o segundo maior campeonato de balonismo do Brasil (em número de balões), atrás apenas da Copa realizada em Torres (RS), e o maior da história do Paraná.

O espaço terá ainda um grande festival gastronômico promovido pela Abrasel, parceira do evento, com 12 operações gastronômicas, entre alimentos e bebidas. A música também tomará conta do centro de exposições durante os três dias, com apresentações de grupos de samba e pagode, duplas sertanejas, banda da Polícia Militar, além de grupos de dança folclórica.

As Forças de Segurança também vão marcar presença com exposições. Representantes das polícias Civil, Militar, Científica e Penal, além do Corpo de Bombeiros, apresentarão equipamentos e veículos históricos das instituições.

Confira a programação completa do Festival de Primavera clicando AQUI


Ratinho Junior e presidente do Paraguai visitam obras dos acessos da Ponte da Integração

 

Fotos: Jonathan Campos/AEN

Agora, a autarquia da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) está concluindo os acessos à ponte. No final de agosto, a Perimetral Leste chegou a 75% de execução. A parte alfandegária do Paraguai já foi concluída e o presidente entregou simbolicamente a chave da aduana ao governador

por AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, visitaram nesta segunda-feira (8) a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, a segunda em Foz do Iguaçu, que liga a cidade do Oeste paranaense à paraguaia Presidente Franco. Concluída em 2023, a obra é fruto de uma parceria do Governo do Estado com a Itaipu Binacional, que financiou o projeto, tocado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

Agora, a autarquia da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) está concluindo os acessos à ponte. No final de agosto, a Perimetral Leste chegou a 75% de execução. Com cerca de 15 quilômetros de extensão, a nova rodovia terá seis viadutos e duas aduanas e vai ligar a BR-277 à Ponte da Integração. A parte alfandegária do Paraguai já foi concluída e o presidente entregou simbolicamente a chave durante a visita.

“Estamos finalizando essas obras de acesso, tanto do lado brasileiro como do paraguaio, para fazer a entrega para a população desta que é uma das maiores obras da América Latina, a maior ponte de vão livre da região”, afirmou Ratinho Junior. 

Já foram investidos cerca de R$ 101 milhões na obra até o momento, recursos da Itaipu Binacional, graças também à parceria entre a hidrelétrica, o Governo do Paraná e o governo federal. 


Já a Ponte da Integração Brasil-Paraguai recebeu mais de R$ 460 milhões em investimentos. A ideia é que a obra desvie o trânsito pesado da Ponte de Amizade, que liga Foz à Cidade do Leste, e vai facilitar o escoamento da produção entre os dois países, principalmente o transporte de cargas que vai do Paraguai ao Porto de Paranaguá.

O acesso do lado paraguaio já foi concluído, inclusive a parte alfandegária. O governo está finalizando, porém, as obras de outra ponte que faz ligação ao interior do estado de Alto Paraná. “Para nós é muito importante o avanço da integração física entre as duas regiões. Brasil e Paraguai são países irmãos, Paraná e o departamento de Alto Paraná são estados irmãos e essa ponte, que foi sonhada por muitos anos, já é uma realidade e está muito perto de ser liberada”, afirmou Santiago Peña.

A estrutura foi construída sobre o Rio Paraná, no bairro Porto Meira, próximo à Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Com 760 metros de extensão e um vão-livre de 470 metros, o maior da América Latina, a ponte estaiada conta com duas torres de sustentação com 120 metros de altura cada. Ela tem duas pistas simples, com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Governo do Paraná amplia oferta de cursos de graduação nas universidades estaduais

 

Foto: Aline Jasper/UEPG

A Unioeste irá ofertar Psicologia em Foz do Iguaçu, Filosofia em Toledo e Química Industrial em Toledo. A Unicentro abriu Pedagogia e História em Coronel Vivida. A UEM começará 2026 com o curso de Nutrição em Maringá.

por AEN

O Governo do Paraná autorizou a criação de seis novos cursos de graduação nas universidades estaduais, ampliando as oportunidades de formação superior em diferentes regiões do Estado. As novidades entram em vigor a partir de 2026 com a realização de vestibulares ainda neste ano.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) irá ofertar três novos cursos: Psicologia, em Foz do Iguaçu, com 30 vagas no período matutino; Bacharelado em Filosofia, em Toledo, com 15 vagas no turno da manhã; e o curso de Bacharelado em Química Industrial, no período matutino, também em Toledo. A Unioeste recebeu autorização para a transferência do curso de Licenciatura em Geografia do campus de Marechal Cândido Rondon para Cascavel, com 40 vagas anuais no período noturno. Os interessados podem se inscrever até 10 de novembro.

O reitor da Unioeste e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), Alexandre Webber, ressaltou a importância da iniciativa. “A criação desses cursos responde a demandas sociais e econômicas importantes, fortalecendo a presença das universidades no Paraná e ampliando as oportunidades para jovens e profissionais que buscam formação de qualidade em áreas estratégicas”, afirmou.

Na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), também foram autorizadas novas ofertas em regime de extensão no município de Coronel Vivida. O curso de Pedagogia terá duas ofertas a partir de 2026, enquanto o curso de Licenciatura em História terá uma oferta em 2026. Os cursos serão ministrados no período noturno, com 20 vagas em cada turma.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) passa a contar, a partir de 2026, com o curso de Nutrição, no campus sede em Maringá, com 40 vagas anuais no período noturno. Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de setembro no Vestibular de Verão 2025.

“A oferta de um curso de Nutrição na UEM para 2026 atende a uma demanda crescente por profissionais qualificados capazes de promover a saúde através da alimentação, prevenir doenças crônicas não transmissíveis e atuar em diversas áreas como saúde pública, clínica, indústria de alimentos e esportiva”, complementou o reitor da UEM, Leandro Vanalli.

A abertura dos novos cursos segue as diretrizes da Lei Geral das Universidades (LGU), Lei 20.933/21, que estabelece critérios para o custeio de novos cursos e possibilita a ampliação de vagas sem aumento de despesas para o Estado, entre outros aspectos de gestão universitária.

Secretaria da Educação do Paraná divulga lista de 250 convocados para 2ª edição do Ganhando o Mundo Professor

 

Fotos: Lucas Fermin/SEED-PR

A iniciativa busca valorizar os profissionais da educação e fortalecer a formação continuada da rede pública paranaense. O processo seletivo contou com a participação de professores e pedagogos do Quadro Próprio do Magistério vinculados ao programa Formadores em Ação, além de técnicos pedagógicos dos Núcleos Regionais de Educação.

por AEN

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) divulgou nesta sexta-feira (05) a lista de convocados da 2ª edição do Programa Ganhando o Mundo Professor, regulamentado pelo Edital nº 77/2025, que levará 250 docentes da rede estadual para um intercâmbio de três semanas no Canadá. A iniciativa busca valorizar os profissionais da educação e fortalecer a formação continuada da rede pública paranaense.

O processo seletivo, cujas inscrições ficaram abertas até o último dia 17 de agosto, contou com a participação de professores e pedagogos do Quadro Próprio do Magistério (QPM) vinculados ao programa Formadores em Ação, além de técnicos pedagógicos dos Núcleos Regionais de Educação. As vagas foram distribuídas entre formadores, cursistas e técnicos pedagógicos, conforme os critérios estabelecidos no edital.

As vagas foram distribuídas da seguinte forma: 50 vagas para professores e pedagogos atuantes como formadores do programa; 158 para professores e pedagogos cursistas do Formadores em Ação; 32 vagas destinadas a técnicos pedagógicos dos NREs, também cursistas; e 10 para a equipe de apoio, composta por professores atuantes na Seed, responsáveis pelo apoio logístico e administrativo no país de destino.


Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, a iniciativa representa um marco na valorização da carreira docente.“É mais um investimento que o Governo do Paraná faz na formação continuada dos nossos professores”, disse o secretário. “Esses 250 docentes terão uma imersão dentro do sistema educacional canadense, que hoje é uma das melhores educações do mundo. O Paraná, que já tem a melhor educação do Brasil, quer trazer esse modelo de currículo e de metodologia para cá”, afirmou.

Ele também ressaltou o impacto multiplicador do programa na rede estadual. “Grande parte desses professores já trabalham com a formação continuada de seus colegas. Agora, eles terão essa vivência de investimento em sua própria formação para depois compartilharem o que aprenderam com os demais educadores”, disse.

O programa prevê custeio integral das despesas de passagem aérea e estadia por parte do Governo do Estado, além da substituição dos professores em sala de aula durante o período de intercâmbio, garantindo que os estudantes não tenham prejuízo pedagógico.

FORMAÇÃO

O período de formação da 2ª edição do Ganhando o Mundo Professor terá duração de 12 semanas, combinando atividades no Brasil e no Canadá. Serão cinco semanas de mentorias síncronas (ao vivo) e curso de inglês pela plataforma Inglês Professor; três semanas de formação pedagógica no Canadá; e quatro semanas de mentorias em grupo com a universidade estrangeira e acompanhamento da Seed, com foco na implementação prática nas escolas e nos programas de formação continuada da rede estadual.

No Canadá, os professores participarão de visitas técnicas, observação de aulas e momentos de vivência em escolas de educação básica, aprofundando-se em temas como metodologias ativas, educação inclusiva, gestão de sala de aula, uso de tecnologias e avaliação da aprendizagem. O objetivo é que o conhecimento adquirido seja incorporado ao plano de trabalho dos docentes e replicado em toda a rede estadual de ensino, ampliando o repertório metodológico e fortalecendo a qualidade da educação no Paraná.

GANHANDO O MUNDO

Maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil voltado à rede pública estadual, o Ganhando o Mundo já beneficiou mais de 2,5 mil alunos, professores e diretores desde sua criação, em 2022. O Governo do Paraná já investiu cerca de R$ 500 milhões na iniciativa, que cobre todas as despesas, como passagens, bolsa-auxílio, documentação, hospedagem e suporte completo no Exterior.

A edição de 2026 será a maior da história, com 2 mil vagas para estudantes da 1ª série do Ensino Médio da rede estadual. Os alunos passarão um semestre letivo em países de língua inglesa: 1.000 no Canadá, 250 na Austrália, 300 na Irlanda, 300 na Nova Zelândia e 150 no Reino Unido.

O programa cresce ano a ano. Em 2025, 1,3 mil alunos já foram contemplados, sendo 1,2 mil da rede estadual e 100 de colégios agrícolas. Para a edição de 2026, o processo seletivo recebeu milhares de inscrições, e somente na segunda convocação publicada em agosto de 2025 foram chamados mais 1.401 estudantes, além dos 599 já confirmados.

Além da versão estudantil, o Ganhando o Mundo Professor amplia o alcance da iniciativa ao investir diretamente na formação continuada dos docentes da rede estadual, com intercâmbios voltados ao aperfeiçoamento pedagógico e à troca de experiências em sistemas educacionais de excelência, como o canadense.

8,5 mil atletas participam até domingo da 2ª fase regional dos Jogos Escolares Bom de Bola

 

foto: SEES-PR

Disputas acontecem em 15 municípios do Paraná e reúnem estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Somada a 1ª fase da etapa regional, chega a 17 mil o número de atletas na competição. Os classificados irão para a macrorregional, que acontecerá em oito municípios

por AEN

Mais de 8,5 mil alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio participam da 2ª fase regional dos Jogos Escolares Bom de Bola, competição exclusiva de futebol de campo. As disputas, que começaram quinta-feira (4) e seguem até domingo (7),  acontecem nos municípios de Novo Itacolomi, Lapa, Formosa do Oeste, Vera Cruz do Oeste, Verê, Itaipulândia, Guarapuava, Conselheiro Mairinck, Jacarezinho, Cantagalo, Ivatu, Iguajé, Tibagi, Ventania e Terra Roxa. 

Promovidos pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte, em parceria com a Secretaria da Educação e apoio das prefeituras, os Jogos Escolares Bom de Bola integram os jogos oficiais do Estado e já são tradicionais no calendário esportivo escolar. Nesta edição 2025, somadas a 1ª e 2ª fases da regional, já são mais de 17 mil participantes.

A competição é realizada em duas categorias: estudantes do Ensino Fundamental (12 a 14 anos) e do Ensino Médio (15 a 17 anos), tanto no masculino quanto no feminino.

De acordo com a coordenadora dos Jogos, Márcia Tomadon, o Bom de Bola representa mais do que uma competição esportiva em nível de excelência, já que une esporte e a educação. "A cada ano aumentamos o número de participantes e isto é resultado de um trabalho minucioso entre as secretarias do Esporte e a da Educação. É muito gratificante recebermos o carinho e reconhecimento desses estudantes durante os jogos. Eles aprendem, mas nós também aprendemos junto com eles", destacou.

PRÓXIMAS FASES

Com o encerramento da fase regional, a atenção se volta para a sequência da competição. A disputa avançará para a fase macrorregional, que acontece entre 18 e 21 de setembro em oito municípios: Curitiba, São João do Triunfo, Itapejara D'Oeste, Assis Chateaubriand, Barbosa Ferraz, Tuneiras do Oeste, Cambé e Santo Antônio do Paraíso.

A grande final será em Planalto, de 1º a 5 de outubro, coroando os melhores times escolares do Paraná em 2025.

Os resultados e informações detalhadas de todas as fases estarão disponíveis no site da Secretaria do Esporte e também no aplicativo Paraná Esporte, disponível para download gratuito na App Store e Google Play.

Unioeste abre inscrições para o vestibular com novos cursos e 1,6 mil vagas

 

foto: Unioeste

As provas serão realizadas em 7 de dezembro nas cidades de Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Toledo, além de Curitiba, Guarapuava, Maringá e Campo Grande (MS)

por AEN

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) abriu nesta sexta-feira (5) as inscrições para o Vestibular 2026, trazendo novas opções de cursos: Psicologia, no campus de Foz do Iguaçu; Filosofia – bacharelado, nos turnos matutino e noturno, em Toledo; e Química Industrial - bacharelado, também em Toledo. As inscrições seguem até 10 de novembro. São 1,6 mil vagas em 67 cursos para o próximo ano.

A taxa para participar é de R$ 199,00. Estão isentos automaticamente os candidatos que optarem por cursos de licenciatura e por graduações estratégicas definidas por cada campus. Quem estiver inscrito regularmente no Cadastro Único (CadÚnico) também pode solicitar isenção até 4 de novembro, basta marcar essa opção no formulário de inscrição

As provas serão realizadas em 7 de dezembro nas cidades de Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Toledo, além de Curitiba, Guarapuava, Maringá e Campo Grande (MS). As duas etapas acontecem no mesmo dia: manhã (1ª fase) e tarde (2ª fase), de forma unificada, simultânea e obrigatória. O ensalamento será divulgado em 21 de novembro.

Entre as vagas, são 50% para ampla concorrência, 50% para estudantes de escola pública, sendo 10% destinadas a candidatos pretos e pardos. Dentro de tudo há ainda 5% de vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PcD).

VESTIBULAR

O Vestibular Seriado da Unioeste é aplicado em três fases ao longo do Ensino Médio e também faz parte desse processo seletivo. Em 2025, será realizada a fase 3 para quem iniciou o ciclo em 2023. A taxa de inscrição para essa modalidade é de R$ 85,00.

Ele é voltado para alunos do Ensino Médio, com uma prova aplicada ao final de cada ano escolar. Ao término da terceira fase, o candidato é classificado pela soma da pontuação obtida redação com a média da pontuação nas três etapas, considerando o peso das disciplinas específicas. O conteúdo das provas acompanha o ano que o aluno está cursando, sendo considerada para classificação apenas a pontuação obtida na redação da 3ª fase.

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Festival da Primavera reunirá balões, gastronomia, música e lazer nos Campos Gerais

 

Fotos: Divulgação Festival de Primavera

Com entrada gratuita, do dia 12 a 14 de setembro o Castrolanda Expo Center, em Castro, vai receber uma série de atrações dentro do festival, como a Copa Viaje Paraná de Balonismo, opções de gastronomia regional, além de apresentações de grupos de samba e pagode, duplas sertanejas, e a Banda da Polícia Militar

por AEN

Além do Verão Maior, o Paraná ganha agora um outro grande evento sazonal com diversas atrações para toda a família. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná, promove dos dias 12 a 14 de setembro o primeiro Festival da Primavera, que reunirá nos Campos Gerais uma programação diversificada e gratuita com atividades culturais e educacionais, shows musicais, gastronomia, comercialização de produtos regionais paranaenses e o maior encontro de balonismo da história do Estado.

Realizado na Castrolanda Expo Center, em Castro, nos Campos Gerais, o Festival terá como atrações principais balões com voos cativos (o balão fica preso ao solo por cordas de segurança, subindo e descendo de forma limitada para oferecer uma vista panorâmica e a sensação de voar) e balões instagramáveis durante todo o evento. Também haverá um Night Glow Show (show de luzes com balões) e a Copa Paranaense de Balonismo – etapa Castro, com competições em sete categorias.

“Os três dias de evento fortalecem o turismo do Paraná e, especialmente, dos Campos Gerais. São atrações únicas que captam visitantes, movimentam o comércio e aquecem a economia”, ressalta o secretário do Turismo, Leonaldo Paranhos.

O Festival da Primavera dos Campos Gerais tem início às 16 horas do dia 12. No sábado e domingo (13 e 14), durante todo o dia, o público pode se divertir dentro de balões instagramáveis e interativos, inflados com ar frio.


GASTRONOMIA E LAZER  

O evento contará com um grande festival gastronômico promovido pela seção paranaense da Abrasel (Associação Brasileria de Bares e Restaurantes), parceira do evento. Serão 12 operações gastronômicas, entre alimentos e bebidas. “Estaremos levando os nossos principais restaurantes associados, para garantir uma segurança alimentar e um bom atendimento a todos. Além das opções convencionais, daremos um destaque a pratos típicos paranaenses, como, tortas holandesas, barreado, entrevero de pinhão, carne de onça e muitos outros”, afirma Luciano Bartolomeu, diretor executivo da Abrasel-PR.

A música também tomará conta do centro de exposições durante os três dias, com apresentações de grupos de samba e pagode, duplas sertanejas, a Banda da Polícia Militar, além de grupos de dança folclórica. Também haverá a exposição de carros antigos e de veículos icônicos da Polícia Militar do Paraná, que fazem muito sucesso entre adultos e crianças.

COPA PARANAENSE 

Os balões que serão expostos na Castrolanda Expo Center durante o Festival da Primavera fazem parte da Copa Paranaense de Balonismo. Com 50 balões, este é o segundo maior campeonato de balonismo do Brasil (em número de balões), atrás apenas da Copa realizada em Torres (RS), e o maior da história do Paraná.


“É um evento de grande promoção do turismo pois Castro e região vão receber visitantes e participantes de diversos estados brasileiros. Isso nos coloca numa posição de destaque nacional e conseguimos mostrar todo o potencial turístico dos Campos Gerais”, destaca o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.

SEGURANÇA TOTAL

Em âmbito estadual, a Federação Paranaense de Balonismo tem como função garantir a segurança de atividades envolvendo a prática do esporte com balões. Após reunião realizada em junho com a Secretaria do Turismo (Setu-PR), ficou definido que todo e qualquer balão com atividade no Paraná é obrigado a passar pela vistoria da Federação para receber a carta de autorização de uso de aeronave.

Além disso, é fiscalizado se o promotor do evento e o piloto estão seguindo todas as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), sendo negada a autorização para os voos com falta de documentos, tanto para voos livres quanto para voos cativos. Os eventos de um município só podem ser realizados com a chancela da Federação.


Entre os documentos exigidos para a expedição da Carta de Habilitação Técnica estão o NOTAM, Certificado de Verificação de Aerovisibilidade, Certificado de Seguro Aeronáutico, Piloto de Balão Livre (PBL) devidamente habilitado, matrícula da aeronave no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), Certificado Médico Aeronáutico e vistoria em dia.  O evento contará também com a presença do Corpo de Bombeiros do Paraná.

“Em 2019 montamos a Federação com intuito de aprimorar a atividade e ter um controle em relação à segurança da prática. Já realizamos três campeonatos paranaenses e outros eventos menores, todos com 100% de eficiência. Somos bem criteriosos na escolha dos pilotos e condutores, além disso, toda a infraestrutura e logística para que o festival aconteça com segurança está sendo adotadas”, diz o presidente da Federação, Mauro Leandro Chemin.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

(sujeita a alterações)

DIA 12 (SEXTA)

13h – Abertura dos Portões (exposições diversas, atividades culturais e esportivas, Festival Gastronômico e distribuição de mudas);

16h – Abertura Oficial (Cerimônia de abertura do evento, Apresentação Banda de Fanfarra de Castrolanda e Voo de Abertura com Decolagem Coletiva);

19h30 – Apresentação Dupla sertaneja Thiago & Cristiano de Castro.


 DIA 13 (SÁBADO)

8h – Abertura dos Portões;

Espaço Cultural e Esportivo (oficina de maquiagem, contação de histórias e oficina de Pintura);

14h30 – Apresentação Grupo de Dança de Castro;

16h30 – Apresentação Show Samba e Pagode – Ciro Moraes e Banda;

18h30 – Apresentação Show da Banda da Polícia Militar;

Arena Balões

8h - Voo Cativo;

9h - Voo Cativo;

14h - Voo Cativo;

15h - Balões inflados no chão para demonstração (público pode adentrar nos balões inflados no chão);

16h30 - Voo com Decolagem Coletiva – Etapa da Copa Paranaense de Balonismo;

16h30 - Balões estacionários para demonstração;

19h – Carreata de Fogo pelas vias próximas e internas do local que será realizado o evento (balões iluminando com maçaricos);

20h – Night Glow Show.


DIA 14 (DOMINGO)

8h – Abertura dos Portões

Espaço Cultural e Esportivo (Oficina Jogos Teatrais, apresentação João Marcos & Alexandre , espetáculo de Circo a Fonte Mágica e contação de Histórias);

17h – Apresentação Show da Banda da Polícia Militar;

Arena Balões

8h - Voo Cativo;

9h - Voo Cativo;

14h - Voo Cativo;

15h – Balões inflados no chão para demonstração (público pode adentrar nos balões inflados no chão);

16h30 - Voo Final com Decolagem Coletiva;

16h30 - Balões estacionários para demonstração;

18h30 – Entrega de Premiações – Etapa da Copa Paranaense de Balonismo.

Com corrida de rua, PCPR reforça compromisso ambiental; inscrições seguem abertas

 

foto: PCPR

A XVIII edição da Corrida da PCPR reforça a responsabilidade ambiental, social e a integração com a comunidade, comemorando os 172 anos da PCPR. As ações de proteção ambiental se estendem por todo o Paraná e envolvem educação ambiental, ação contra maus-tratos e combate ao desmatamento

por AEN

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) mantém seu compromisso não apenas com a segurança pública, mas também com a preservação do meio ambiente. Por meio de ações educativas, projetos sustentáveis e parcerias institucionais, a Instituição contribui para a conscientização e adoção de práticas voltadas à proteção dos recursos naturais em delegacias de todo o Paraná.

A XVIII edição da Corrida da PCPR no dia 28 de setembro reforça a responsabilidade ambiental, social e a integração com a comunidade, comemorando os 172 anos da PCPR. O evento tem cinco missões principais: conscientização sobre crimes ambientais; sustentabilidade institucional, com uso de materiais recicláveis; visibilidade ao trabalho ambiental da PCPR; solidariedade, com arrecadação de rações para instituições de animais resgatados; e integração com a comunidade.

Os interessados ainda podem se inscrever no site da empresa organizadora. Cada inscrito receberá kit com medalha, chip de cronometragem, número de peito, alfinetes e sacola de papel reciclável. Na Cãominhada, o kit pet inclui bandana e comedouro. A camiseta do evento pode ser adquirida separadamente durante a inscrição. Dúvidas podem ser enviadas para corridadapcpr@pc.pr.gov.br.

Entre as outras iniciativas estão ações policiais, apoio a projetos, eventos educativos e palestras para crianças, adolescentes e adultos, além da participação em eventos interestaduais e internacionais. Essas atividades reforçam o papel da PCPR como agente de transformação social, atuando de forma integrada com a comunidade e órgãos públicos.

As práticas de preservação ambiental estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente na promoção de cidades mais sustentáveis e no combate às mudanças climáticas.

“Investimos constantemente na ampliação do efetivo e na qualificação dos nossos servidores para garantir mais estrutura, preparo e eficiência no atendimento à população. Ao atuar de forma integrada com a comunidade e promover ações voltadas à preservação ambiental e ao bem-estar social, reforçamos que proteger a vida em todas as suas formas é uma missão de todos nós”, destaca o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach.


AÇÕES POLICIAIS

As ações de proteção ambiental da PCPR se estendem por todo o Paraná. Em abril, em Arapongas, mais de 5 mil aves, além de coelhos e porquinhos-da-índia, foram resgatados em situação de maus-tratos. Recentemente, a PCPR ganhou destaque nacional em operação que resgatou mais de mil animais e prendeu 16 pessoas, simultaneamente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, resultado de investigação sobre tráfico internacional de espécies silvestres e exóticas.

A atuação da PCPR também se destaca a nível nacional e internacional. A instituição ministrou cursos de investigação de maus-tratos em Mato Grosso, representou o Brasil em capacitação sobre mudanças climáticas nos Estados Unidos e participou de evento da ONU em Nova York sobre combate ao tráfico de animais, reforçando seu compromisso com a preservação ambiental e o bem-estar animal.

A constante atuação da PCPR na preservação da natureza e no combate aos crimes ambientais também é resultado de investimentos do Governo do Paraná. Em 2024, foram contratados 686 novos policiais civis, a maior renovação de efetivo da história da Instituição.

Esse reforço soma-se aos 1.624 servidores incorporados desde 2019, garantindo mais estrutura, preparo e efetividade no atendimento à população e na proteção ambiental.


PCPR NA COMUNIDADE

Em agosto, o projeto PCPR na Comunidade realizou ações de conscientização sobre o meio ambiente, com a participação de 10,2 mil pessoas em pontos estratégicos da Capital. Foram distribuídos materiais informativos, realizadas exposições de viaturas e equipes da PCPR estiveram nos locais para dialogar com o público sobre os serviços da polícia voltados à proteção ambiental. Atividades de conscientização também incluem palestras em escolas e orientações a tutores de animais.


PROJETOS

A PCPR apoia iniciativas de preservação ambiental e causa animal, como o projeto Tampinha do Bem, que arrecada tampinhas plásticas para custear castrações de cães e gatos. A ação terá ponto de coleta na XVIII Corrida da PCPR, permitindo que participantes contribuam de forma simples e solidária.

A advogada e coordenadora do projeto, Andrea Hartmann, destaca que a participação popular é essencial. “Quanto mais tampinhas forem arrecadadas, mais castrações serão realizadas, reduzindo o abandono animal”, diz.

Uma iniciativa semelhante funciona na 16ª Subdivisão Policial de Campo Mourão, com ponto fixo de coleta para o projeto Recicla Pets, também voltado à castração animal.

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Estado do Paraná firma cooperação com TCE para fomentar a inovação e projetos de IA

 

fotos: Gabriel Pires/SEIA-PR

O acordo, que terá vigência inicial de 24 meses, prevê a colaboração entre as duas instituições por meio do intercâmbio de informações estratégicas que favoreçam a criação de um ambiente de inovação, a promoção de eventos voltados ao tema, além da capacitação dos servidores com o mesmo objetivo

por AEN

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial, e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) assinaram nesta terça-feira (02) um termo de cooperação técnica com o objetivo de promover o ecossistema de inovação e modernizar processos para o desenvolvimento de soluções inovadoras aumentando a eficiência para o aprimoramento do controle externo sobre a gestão pública.

O acordo, que terá vigência inicial de 24 meses, prevê a colaboração entre as duas instituições por meio do intercâmbio de informações estratégicas que favoreçam a criação de um ambiente de inovação, a promoção de eventos voltados ao tema, além da capacitação dos servidores com o mesmo objetivo. O documento também propõe o desenvolvimento de projetos-piloto com foco em inteligência artificial, transformação digital e novas tecnologias.

O secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, destaca que a parceria representa um avanço para a inovação e modernização da gestão pública.

“Acreditamos que o uso de ferramentas como inteligência artificial, automação e análise de dados será fundamental para ampliar a capacidade de atuação do governo e do controle externo. A expectativa é que o acordo impulsione a modernização constante das atividades do Tribunal de Contas e do Governo do Estado”, afirmou.



A parceria permitirá a capacitação técnica de servidores das duas instituições estimulando a colaboração institucional e fortalecendo a cultura de inovação no setor público.

Para o presidente do TCE-PR, conselheiro Ivens Linhares, a assinatura do Termo de Cooperação com a SEIA representa um marco. “Este convênio é o resultado de um trabalho que já vem sendo construído há algum tempo entre o Tribunal e a secretaria. Para nós, a inovação é um dever do Estado e um direito do cidadão, na medida em que resulte na prestação de serviços públicos melhores e mais eficientes à população”.

O termo não envolve transferência de recursos financeiros entre os órgãos, mas estabelece responsabilidades de cada instituição. A SEIA ficará responsável por liderar iniciativas de inovação, disponibilizar equipes especializadas, propor e coordenar eventos e capacitações, além de apoiar a implementação de soluções tecnológicas.

Já o TCE-PR disponibilizará servidores com expertise em gestão pública e tecnologia, oferecerá infraestrutura para eventos e colaborará na validação de projetos-piloto.

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Contagem regressiva: inscrições estão abertas para o último lote da XVIII Corrida da PCPR

 

foto: PCPR

Marcado para o dia 28 de setembro, em Curitiba, o evento já é considerado um dos mais tradicionais e esperados do calendário esportivo da capital paranaense. Com percursos de 5 km e 10 km, busca envolver toda a comunidade, desde atletas experientes até famílias que desejam participar de forma mais leve e descontraída.

por AEN

A contagem regressiva já começou e a expectativa cresce para a XVIII edição da Corrida da Polícia Civil do Paraná (PCPR). Marcado para o dia 28 de setembro, em Curitiba, o evento já é considerado um dos mais tradicionais e esperados do calendário esportivo da capital paranaense. Agora, os corredores têm uma última oportunidade: as inscrições estão no último lote.

Mais do que uma prova de rua, a Corrida da PCPR se consolidou como um encontro que alia esporte, cidadania, solidariedade e conscientização ambiental. Com percursos de 5 km e 10 km, o evento busca envolver toda a comunidade, desde atletas experientes até famílias que desejam participar de forma mais leve e descontraída.

NOVIDADE – Entre os grandes destaques de 2025 está a Cãominhada, atividade inédita que promete encantar o público. Trata-se de uma caminhada de um quilômetro especialmente pensada para tutores e seus cães de pequeno e médio porte. A Cãominhada, além de proporcionar diversão, simboliza o compromisso da PCPR com causas sociais e de proteção animal.

EVENTO SOLIDÁRIO – Outro ponto que torna esta edição histórica é o caráter solidário da corrida. Todo o lucro arrecadado com as inscrições será revertido em ração para instituições que acolhem animais resgatados em operações da PCPR, fortalecendo o apoio a entidades que desempenham papel fundamental no cuidado e na proteção de cães e gatos em situação de vulnerabilidade.

CORRIDA HISTÓRICA – Além das novidades, os participantes podem esperar toda a estrutura já consolidada da Corrida da Polícia Civil. Em comemoração aos 172 anos da Instituição, que é celebrado no mesmo dia da corrida, o evento contará com uma estrutura para receber toda a população, com exposição de veículos, distribuição de mudas de árvores, além de orientações ofertadas por policiais sobre a temática do meio ambiente.

A XVIII edição é um marco de aproximação entre a Polícia Civil e a sociedade, promovendo valores como dedicação, solidariedade e respeito ao meio ambiente.

INSCRIÇÕES – Os participantes devem se inscrever no site da empresa organizadora. Acesse AQUI. Cada inscrito receberá um kit contendo medalha, chip de cronometragem, número de peito, alfinetes e sacola de papel reciclável. Já na cãominhada, cada inscrito receberá um kit pet incluindo bandana e comedouro na temática da corrida.

A camiseta do evento pode ser adquirida separadamente durante o processo de inscrição. Dúvidas sobre o evento podem ser encaminhadas para o e-mail: corridadapcpr@pc.pr.gov.br. 

Paraná no topo da onda: curitibano Yago Dora é campeão mundial de surfe

 

foto: Reprodução WSL

Atleta de 29 anos liderou toda a Liga Mundial de Surfe de 2025, vencendo as etapas de Peniche, em Portugal, e Trestles, nos Estados Unidos. O primeiro título mundial da carreira veio em Fiji, no Pacífico Sul.

por AEN

O paranaense Yago Dora é campeão da Liga Mundial de Surfe (WSL) pela primeira vez, título conquistado nesta terça-feira (2) em Cloudbreak, Fiji, ilha localizada no Pacífico Sul. Aos 29 anos, ele venceu o norte-americano Griffin Colapinto na final masculina da categoria por 15.66 a 12.33, coroando o bom desempenho durante toda a temporada.

Curitibano radicado em Florianópolis, Yago iniciou a final com uma nota de 7,33 e, logo depois, somou uma nova nota de 8,33, enquanto que as melhores parciais do norte-americano foram 6,33 e 6,00, não tendo chances de ameaçar o título mundial do brasileiro. Ele precisaria de uma nota superior a 9,00 para virar a disputa, o que não aconteceu, sagrando Yago campeão mundial.

“É um sentimento inexplicável. São muitos anos de dedicação, desde que iniciei no surfe até a coroação, então estou muito feliz. Mais um título que vai para o Brasil e uma honra adicionar meu nome a essa lista de campeões mundiais”, declarou Yago logo após a final. O Brasil conta com 8 dos 11 últimos títulos do WSL, conquistados por Gabriel Medina (3 vezes), Filipe Toledo (2 vezes) e Ítalo Ferreira e Adriano de Souza (uma vez).

CARRREIRA - Yago começou no surfe aos 11 anos influenciado pelo pai, Leandro Dora, que o treina e trabalhou com outros profissionais da modalidade. 

Ele começou a se destacar em 2017, quando foi convidado a participar da etapa de Saquarema (RJ) da WSL. Naquela oportunidade, o paranaense superou nomes como Gabriel Medina e Mick Fanning e chegou à semifinal da competição. Após esse cartão de entrada, o surfista curitibano no ano seguinte se garantiu na elite da WSL e passou a competir o circuito. 

O título de campeão mundial já havia batido na trave para Yago. Em 2023, ele chegou às finais do WSL, mas terminou a competição em quinto lugar. Naquele ano, o título ficou com Filipe Toledo. 

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Governo envia à Assembleia projeto de lei para tornar IPVA do Paraná mais barato do Brasil

 

Foto: Jonathan Campos/AEN

A redução de 45% foi anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em agosto e beneficia cerca de 3,4 milhões de proprietários de veículos entre automóveis, caminhonetes e motocicletas acima de 170 cilindradas

por AEN

O Governo do Estado encaminha nesta segunda-feira (1º) à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o projeto de lei que reduz em 45% o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para a maior parte da frota paranaense. A proposta é alterar, já para janeiro de 2026, a alíquota dos atuais 3,5% do valor venal dos veículos para 1,9% – a menor tarifa do Brasil.

A redução foi anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em agosto e beneficia cerca de 3,4 milhões de proprietários de veículos entre automóveis, caminhonetes e motocicletas acima de 170 cilindradas. Segundo dados da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), isso representa cerca de 83% de toda a frota de 4,1 milhões de veículos tributados no Paraná.

Segundo Ratinho Junior, a proposta faz parte das ações de justiça tributária adotadas pelo Estado diante do bom momento da economia paranaense. "É mais uma medida dentro do nosso compromisso com redução de impostos e da máquina pública. Cortamos mordomias, incrementamos os investimentos públicos e agora chegamos no momento desse grande anúncio que vai beneficiar todos os paranaenses”, destaca o governador.

De acordo com o projeto de lei, "a redução da carga tributária proporcionará alívio financeiro às famílias paranaenses, gerando benefícios diretamente ao cidadão, como a ampliação de sua capacidade de consumo e o incentivo à regularização de impostos, e, consequentemente, estimulará a atividade econômica em diversos setores comerciais e industrias do Estado".

foto: Geraldo Bubniak/AEN

Para o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, a proposta representa não apenas uma economia para as famílias, mas também um aumento do consumo em todos os 399 municípios do Paraná. “É dinheiro no bolso que impulsiona o consumo e movimenta a economia como um todo”, diz. “Tivemos uma experiência bastante positiva no ano passado, com a isenção do IPVA de motocicletas, que trouxe mais qualidade de vida para os paranaenses sem impactar a arrecadação do Estado".

De acordo com a proposta, haverá compensações para garantir a arrecadação, como o aumento da multa por atraso dos atuais 10% para 20%. Além disso, a alíquota de 1,9% também deve diminuir a inadimplência e ainda repatriar veículos paranaenses que hoje estão emplacados em outros estados.

Conforme declaração de adequação de renúncia de receita emitida pela Receita Estadual, as alterações propostas, todas de regramento de caráter geral, não gerarão impacto na arrecadação deste ano, mas apenas em 2026, quando serão devidamente contempladas na estimativa de receita e na fixação das metas de resultados fiscais das leis orçamentárias do referido exercício, de acordo com o determinado na Lei Complementar Federal nº 101/2000.

O projeto agora será analisado pela Comissão de Constituição de Justiça da Assembleia, além de outras comissões temáticas, antes de ser votado no plenário da Casa. A expectativa é de que o texto seja aprovado ainda em 2025 para que a isenção comece o ano já em vigor.

CALCULADORA – O Governo do Estado também disponibilizou recentemente uma ferramenta para os contribuintes entenderem o tamanho da redução no bolso. A calculadora permite simular de forma simplificada o valor do próximo IPVA, se a medida entrar em vigor.

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Aporte de R$ 30 milhões: Paraná amplia oferta de medicamentos gratuitos para saúde mental

 

fotos: Alessandro Vieira/SESA

No componente básico da assistência farmacêutica pelo SUS, passam a ser ofertados medicamentos para tratamento de transtornos depressivos e de ansiedade; dependência ou transtorno por uso de álcool e opióides e tratamento complementar da esquizofrenia e do transtorno esquizoafetivo.

por AEN

O Governo do Estado do Paraná ampliou a oferta à população de medicamentos gratuitos para a saúde mensal pelo SUS. Os fármacos são destinados ao tratamento de ansiedade, depressão e esquizofrenia e representam um investimento per capta que soma R$ 30 milhões por ano. A expectativa é que os medicamento já estejam disponíveis pelo SUS no próximo ano. O anúncio da medida foi feito nesta sexta-feira (29) pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto, durante a XVI Jornada Paranaense de Psiquiatria, em Curitiba.

No componente básico da assistência farmacêutica, passam a ser ofertados escitalopram, sertralina e venlafaxina, indicados para tratamento de transtornos depressivos e de ansiedade, além da naltrexona, indicada para o tratamento da dependência ou transtorno por uso de álcool e opióides. Já no componente especializado, foram incluídos o zuclopentixol e a paliperidona, destinados ao tratamento complementar da esquizofrenia e do transtorno esquizoafetivo.

"Estamos investindo para garantir que mais paranaenses tenham acesso gratuito a medicamentos seguros e eficazes. Nosso objetivo é ampliar o cuidado, diminuir o sofrimento e oferecer mais dignidade às pessoas que enfrentam transtornos mentais”, afirmou o secretário.


De acordo com a coordenadora da Assistência Farmacêutica do Paraná, Deise Pontarolli, a ampliação representa também um processo de humanização. “Esses novos medicamentos trazem mais segurança e qualidade ao tratamento dos pacientes. Além de mais eficazes, apresentam menos efeitos colaterais, o que contribui para a adesão e para a humanização da assistência. Isso significa que estamos oferecendo alternativas modernas que realmente fazem diferença na vida das pessoas”, afirmou.

O presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria, Júlio Dutra, ressaltou a importância da medida. “A iniciativa do Governo do Estado é fundamental, porque amplia o arsenal terapêutico disponível aos pacientes e fortalece a rede pública de saúde mental. Esses medicamentos de última geração possibilitam tratamentos mais eficazes e com menos efeitos adversos, o que significa mais adesão e melhores resultados”, disse.


IDOSOS – A ampliação também traz benefícios diretos para a população idosa. A sertralina e o escitalopram são considerados de primeira linha no tratamento da depressão em pessoas com mais de 60 anos, devido ao perfil de segurança, baixa interação medicamentosa e boa tolerabilidade. Já a venlafaxina se apresenta como uma opção eficaz em casos mais resistentes, especialmente quando há dor e sintomas ansiosos associados.

Atualmente, 264.645 pessoas idosas estão cadastradas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), o que representa quase 50% dos 537.036 pacientes atendidos pelo programa em todo o Estado. Além disso, 22.662 pessoas com mais de 60 anos recebem seus medicamentos por meio do programa Remédio em Casa.

Dados do Sistema de Informação da Pessoa Idosa do Paraná (SIPI-PR), que reúne informações de mais de 200 mil pessoas avaliadas, apontam que 23% apresentam sintomas depressivos, como desânimo, tristeza ou desesperança. Já os transtornos mentais ou psiquiátricos estão registrados em 5,19% desse público, reforçando a urgência de cuidados específicos.

Economia e preservação ambiental: Sanepar ensina a fazer sabão com óleo de cozinha

 

foto: Sanepar

Um único litro de óleo de cozinha jogado na pia contamina milhares de litros de água e afeta o processo de tratamento de esgoto, matando as bactérias que fazem parte desse trabalho. Além disso, causa entupimentos nas redes de esgoto e contamina o solo.

por AEN

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realiza, nesta sexta-feira (29), mais uma Oficina de Sabão Ecológico, que ensina os participantes a reaproveitarem o óleo de cozinha usado, evitando um prejuízo ao meio ambiente. O evento une educação ambiental, geração de renda e preservação dos recursos naturais. O projeto já foi realizado em diversos municípios do Paraná e agora chega a Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

“A proposta da Sanepar com este tipo de oficina é oferecer às pessoas uma opção de geração de renda ao mesmo tempo em que conscientizamos sobre saneamento ambiental”, destaca o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

Somando as edições passadas, as oficinas ensinaram milhares de pessoas a transformar, em poucos minutos, óleo usado em sabão, evitando não só a contaminação da água, mas também contribuindo para a melhor eficiência do tratamento do esgoto.

Um único litro do produto descartado de forma incorreta, muitas vezes despejado na pia da cozinha, contamina milhares de litros de água e afeta o processo de tratamento de esgoto, matando as bactérias que fazem parte desse trabalho. Além disso, causa entupimentos nas redes de esgoto e contamina o solo.

Com a técnica de saboaria ensinada pela Sanepar, esse resíduo se transforma em produto útil, reduzindo custos domésticos e evitando danos ao meio ambiente. Na oficina, os participantes têm acesso à apostila e certificado, e aproveitam o conteúdo para economizar em casa ou gerar renda extra.

ECONOMIA DOMÉSTICA – “Nunca mais eu compro sabão na minha vida”, afirma a dona de casa Ednalva da Silva Dutra. Ela saiu muito impressionada da Oficina de Sabão Ecológico promovida pela Sanepar recentemente, na cidade de Paiçandu, Noroeste do Paraná.

Encantada com a facilidade com que o óleo usado na cozinha vira sabão, com pouco esforço, ela já enxerga uma grande economia para a família além da possibilidade de gerar renda. “Achei que ia chegar aqui, ia ficar batendo, batendo e batendo a mistura, mas não. Cheguei, coloquei os produtos conforme o professor orientou. Fiz um negocinho, chacoalhei e... sabão! Ah, agora eu vou viver de fazer sabão“, comemora Ednalva.

A gestora ambiental da Sanepar que acompanha projetos de intervenção socioambiental no Norte do Paraná, Andrea Fontes, explica que, nos eventos, os participantes aprendem sobre a correta utilização da rede de esgoto e do descarte do óleo.

De acordo com ela, as oficinas vêm também dar solução para um dos maiores problemas na operação da rede de esgoto: o entupimento. “Com poucos ingredientes, tem-se a possibilidade de uma solução alternativa para a destinação desse poluente”, resume.

FAZENDA RIO GRANDE – O gestor de educação socioambiental da Sanepar Ronaldo Barreto, que tem rodado o Estado ensinando a receita, estará em Fazenda Rio Grande, a convite da prefeitura.

A oficina será das 13h às 16h30, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Iguaçu, na Rua Rio Paranapanema, 616. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, feitas diretamente na sede do CRAS.

A receita é simples, mas requer orientação e cuidado: além do óleo de cozinha usado, leva soda cáustica. Variações da receita são compartilhadas durante as oficinas, com uso de produtos caseiros como limão, açúcar, erva curtida no álcool ou essências.

Regina Quintiliano Prezotto, moradora do Jardim Primavera, em Londrina, participou da oficina no CRAS Norte B, junto com a filha, no ano passado. "Sempre guardei o óleo e já fazia sabão. Uso para tudo", conta. Agora, a tarefa envolve toda a família.


Serviço:

Oficina de Sabão Ecológico

Data: 29/08, sexta-feira

Horário: 13h às 16h30

Local: CRAS Iguaçu - Rua Rio Paranapanema, 616 - Fazenda Rio Grande

Vagas limitadas