O Sistema Único de Saúde (SUS) promoverá encontros mensais para melhorar e humanizar o atendimento na rede de saúde pública do país através da Política Nacional de Humanização (PNH). O Ministério da Saúde abriu edital em 2008, com a parceria da Escola de Saúde Pública, para contratar formadores que vão agir em cada macrorregião e coordenar os grupos de trabalho.
As equipes vão discutir a aplicação das missões do SUS no dia-a-dia de cada unidade de saúde e a padronização do atendimento. "O projeto visa traduzir os principais objetivos do SUS para que os profissionais de saúde possam operar os diferentes equipamentos e sujeitos da rede", diz a psicóloga e "formadora" da PNH em Joinville, Ângela Maria Hoepfner. Ela trabalha com os grupos focando, principalmente, na atenção e gestão do SUS a partir de experiências concretas do trabalhador e do usuário. Ângela diz que os grupos facilitam as trocas solidárias e comprometidas com a tarefa de produção de saúde e de sujeitos.
Os grupos se reunirão até dezembro deste ano com a participação de gestores, trabalhadores e usuários da rede de saúde pública. Serão abertas 20 vagas e o processo de seleção será no dia 27 de março. Para participar, é necessário apresentar currículo e passar por uma entrevista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário