Por: Felipe Silveira
Estudos norte-americanos divulgados recentemente comprovam que a incidência de catarata é muito maior em pessoas que estiveram com os olhos expostos por longos períodos da vida. Para proteger os olhos, indicam-se óculos escuros e com filtros para a radiação, porém, o uso de óculos inadequados pode ser mais prejudicial ainda à saúde dos olhos.
O oftalmologista Carlo Wille, coordenador do Centro de Diagnóstico da Visão (CDV) do Hospital Dona Helena, explica que o sol emana três tipos de radiação ultravioleta: UVA, UVB e UVC. As prejudiciais aos olhos são a primeira e a segunda, pois a terceira é absorvida pela camada de ozônio. Por isso, é preciso usar óculos com filtros para a radiação. Outro problema causado pelos óculos escuro sem filtro é o fato de proporcionar maior entrada de luz aos olhos. “No escuro, a pupila se dilata, permitindo que o olho absorva mais radiação”, explica Wille.
O médico orienta que, assim como nos cuidados com a pele, evite-se a exposição ao sol nos horários de pico da radiação solar – entre 10 e 16 horas. Da mesma forma, o cuidado com a visão das crianças deve ser redobrado, pois os olhos dos pequenos são muito mais sensíveis que dos adultos.
Embora recomende o uso de óculos adequados e que se evite ficar ao sol em demasia, Wille esclarece que o perigo está mais na falta de cuidados do que em situações específicas: “Não é porque o sujeito usou óculos sem filtro que ele vai ter catarata. O problema está na exposição contínua, por longos períodos, como pescadores e caminhoneiros”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário