sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Viaje Paraná seleciona empresários para participar da Expo Motorhome, em Pinhais

 

foto: Viaje Paraná

O evento, que chega a sua 9ª edição, acontece mais uma vez no Expotrade de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, de 12 a 16 de novembro. Durante a programação, o Viaje Paraná contará com um estande de divulgação de materiais e potenciais do turismo estadual junto dos coexpositores selecionados por meio de manifestação de interesse.

por AEN

O Viaje Paraná, órgão de promoção turística do Governo do Estado, abriu nesta sexta-feira (31) a Manifestação de Interesse para que empresas, municípios e prestadores de serviços ligados ao turismo estadual participem como coexpositores na Expo Motorhome, posicionada como a maior feira de campismo e caravanismo da América do Sul. 

O evento, que chega a sua 9ª edição, acontece mais uma vez no Expotrade de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, de 12 a 16 de novembro. Durante a programação, o Viaje Paraná contará com um estande de divulgação de materiais e potenciais do turismo paranaense, junto dos coexpositores selecionados.

A participação é estratégica, sendo uma boa vitrine para o Estado e oportunidade dos empresários divulgarem seus destinos e serviços a um mercado específico do setor – como o dos campistas, caravanistas e turistas sobre rodas.

foto: Viaje Paraná


“É nesses eventos segmentados que conseguimos promover a versatilidade do Estado. Os coexpositores ajudam a divulgar não apenas destinos bonitos. Eles servem também para mostrar que o Paraná tem atrativos diversificados, hospedagens variadas e serviços qualificados, que aprimoram e tornam as viagens pelos nossos municípios ainda mais completas”, disse a diretora-presidente interina do Viaje Paraná, Patricia Gusso.

As vagas são limitadas e sujeitas a critérios de participação previamente estabelecidos. Para manifestar o interesse e obter mais informações é necessário preencher o formulário até dia 06 de novembro (AQUI).

EXPO MOTORHOME – A Expo Motorhome contará com 180 estandes, entre fabricantes e empresas que comercializam motorhomes, trailers, minitrailers, campers (equipamento acoplado à caçamba de uma picape), barracas e acessórios. A edição deste ano projeta 20% de crescimento no volume de mercado, ultrapassando os R$ 600 milhões em negócios movimentados.

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 celebra boas práticas das gestões municipais

 

Foto: Valdelino Pontes/Secid-PR

Também receberam premiações em pilares específicos as cidades de Curitiba, Piraí do Sul, Palotina, Bom Sucesso do Sul, Brasilândia do Sul, Campo Largo, Flórida, Paiçandu, Maringá, Rolândia, São Carlos do Ivaí, Ivatuba, e Irati.

por AEN

Pinhais, Quatro Pontes e Pato Branco receberam, na noite de quarta-feira (22), os principais prêmios da 5ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 – Etapa Paraná, realizada no Teatro Regina Vogue, no Shopping Estação, em Curitiba. O evento reuniu gestores municipais, lideranças e autoridades estaduais para celebrar as melhores práticas de gestão pública no Estado.

A grande vencedora da noite foi Pinhais, que conquistou dois prêmios — nos pilares de Sustentabilidade e  Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, além do Prêmio IGMA Geral Cidade Excelente na categoria acima de 100 mil habitantes. Os municípios de Quatro Pontes e Pato Branco conquistaram o Prêmio IGMA Geral Cidade Excelente, nas categorias menor que 30 mil habitantes e entre 30 mil e 100 mil habitantes, respectivamente. 

Também receberam premiações em pilares específicos as cidades de Curitiba, Piraí do Sul, Palotina, Bom Sucesso do Sul, Brasilândia do Sul, Campo Largo, Flórida, Paiçandu, Maringá, Rolândia, São Carlos do Ivaí, Ivatuba, e Irati.

Foto: Valdelino Pontes/Secid-PR

Representando o Governo do Paraná, o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, ressaltou que o forte trabalho do Estado junto às prefeituras tem ajudado a transformar a vida nos pequenos e grandes municípios.

“O Paraná tem evoluído muito. Quando observamos os indicadores, é nítido o avanço em todas as áreas — saúde, segurança, educação e sustentabilidade. O prêmio é um estímulo para que as prefeituras troquem experiências e adotem boas práticas que já deram certo em outros municípios. Celebrar essas conquistas é valorizar a boa gestão pública e o impacto positivo que ela traz para a vida do cidadão”, afirmou Guto Silva.

Ele também lembrou que os municípios do Paraná alcançaram em 2022 o melhor índice de qualidade de vida da história, a partir do Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM). A média geral do Paraná passou de 0,7291 em 2021 para 0,7414 em 2022, o melhor resultado desde 2010, quando foi iniciada a série. Cerca de 53% dos municípios (214) estão com índice igual ou superior ao do Estado. 

 

Foto: Valdelino Pontes/Secid-PR


CELEBRAÇÕES – A etapa estadual premiou 63 municípios paranaenses, divididos por porte populacional. Os vencedores concorrerão à final nacional, que será realizada em Brasília, reunindo os melhores desempenhos de todo o Brasil.

A prefeita Rosa Maria, de Pinhais, assinalou a importância do reconhecimento e que esse resultado é fruto de um olhar para o futuro e de muito trabalho feito com planejamento, inovação e compromisso com as pessoas. "Cada servidor é parte dessa conquista, que mostra o quanto nossa cidade evoluiu em áreas como saúde, transporte, meio ambiente e cultura”, comemorou. 

O prefeito de Pato Branco, no Sudoeste, Geri Natalino Dutra, reforçou o trabalho da administração pública direcionado às vocações do município, o que ajuda no desenvolvimento. “Estamos no caminho certo, especialmente na educação. A cidade é inovadora, empreendedora e seguirá avançando com o apoio da nossa gente”, afirmou.

O prefeito de Quatro Pontes, município da região Oeste de menos de 5 mil habitantes, Cesar Alexandre Seidel, afirmou que o prêmio é fruto do trabalho conjunto. "O maior legado que um administrador público pode deixar é, justamente, o cuidado com as pessoas”, disse.

  

Foto: Valdelino Pontes/Secid-PR


71 INDICADORES – Criado em 2021, o Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Áquila, e tem como objetivo reconhecer e incentivar boas práticas de gestão pública municipal.

Neste ano, a premiação contou com 487 cidades finalistas nas etapas estaduais em todo o País, avaliadas a partir do Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), que reúne 71 indicadores distribuídos em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e. Mobilidade; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. 

O diretor de jornalismo e programação da Band Paraná, João Azevedo, destacou que o prêmio é uma forma de homenagear o trabalho dos prefeitos e valorizar a transparência e o desenvolvimento social. “O Prêmio Band Cidades Excelentes avalia o desempenho das gestões sem necessidade de inscrição, reconhecendo o mérito das administrações que entregam resultados concretos à população”, disse.


Confira a lista de premiados – Etapa Paraná 2025


Pilar Governança, Eficiência Fiscal e Transparência

• Piraí do Sul (menor que 30 mil habitantes)

• Palotina (entre 30 mil e 100 mil habitantes)

• Curitiba (acima de 100 mil habitantes)


Pilar Educação 

• Bom Sucesso do Sul (menor que 30 mil habitantes)

• Pato Branco (entre 30 mil e 100 mil habitantes)

• Curitiba (acima de 100 mil habitantes)


Pilar Saúde e Bem-Estar

• Brasilândia do Sul (menor que 30 mil habitantes)

• Pato Branco (entre 30 mil e 100 mil habitantes)

• Campo Largo (acima de 100 mil habitantes)


Pilar Infraestrutura e. Mobilidade

• Flórida (menor que 30 mil habitantes)

• Paiçandu (entre 30 mil e 100 mil habitantes)

• Maringá (acima de 100 mil habitantes)


Pilar Sustentabilidade 

• São Carlos do Ivaí (menor que 30 mil habitantes)

• Rolândia (entre 30 mil e 100 mil habitantes)

• Pinhais (acima de 100 mil habitantes)


Pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública

• Ivatuba (menor que 30 mil habitantes)

• Irati (entre 30 mil e 100 mil habitantes)

• Pinhais (acima de 100 mil habitantes)


Vencedores Prêmio IGMA Geral Cidade Excelente 

• Quatro Pontes (categoria menor que 30 mil habitantes)

• Pato Branco (categoria entre 30 mil e 100 mil habitantes)

• Pinhais (categoria acima de 100 mil habitantes)

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Mutirão de Emprego em Santa Felicidade ofertará mais de 2 mil vagas nesta quarta-feira

 

Foto: José Fernando Ogura/Prefeitura de Curitiba

Evento acontece das 9h às 14h, com entrega de senhas até 13. É uma conjunta entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba vai reunir mais de 50 empresas oferecendo oportunidades em diversos setores. De janeiro e setembro de 2025, o Governo do Estado promoveu 150 mutirões de emprego em todo o Paraná.

por AEN


O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná (SETR), e a Prefeitura de Curitiba promovem, nesta quarta-feira (22), o Mutirão de Emprego de Santa Felicidade, uma grande ação voltada à geração de oportunidades e à inserção no mercado de trabalho. O evento reunirá mais de 50 empresas oferecendo cerca de 2.000 vagas em diferentes áreas e níveis de escolaridade.

O mutirão será realizado na Rua da Cidadania de Santa Felicidade, localizada na Rua Santa Bertila Boscardin, 213, das 9h às 14h, com entrega de senhas até as 13h. Durante o evento, os participantes poderão entregar currículos, participar de entrevistas, além de receber orientações sobre capacitação e qualificação profissional.

A iniciativa busca aproximar trabalhadores e empregadores, facilitando a recolocação no mercado de trabalho e fortalecendo a economia local. O formato dos mutirões permite que as oportunidades cheguem mais perto da população, especialmente em regiões com grande demanda por emprego.

De acordo com o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Do Carmo, a realização dos mutirões tem se mostrado uma estratégia eficaz. “Os mutirões têm sido fundamentais para conectar empresas que precisam contratar com pessoas que buscam uma colocação. É uma ação que gera resultados reais, movimenta a economia e reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento social e econômico da cidade”, afirmou.

O evento integra o calendário de ações conjuntas entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba, que têm trabalhado lado a lado para ampliar o acesso ao emprego, à renda e à qualificação profissional em todo o Estado. 


MUTIRÕES – De janeiro e setembro de 2025, o Governo do Estado promoveu 150 mutirões de emprego em todo o Paraná, com a participação de 1.170 empresas. As ações atenderam 42.402 trabalhadores, dos quais 16.148 foram encaminhados para uma vaga com carteira assinada.

Os mutirões, que chegaram a 57 municípios, se destacam por descentralizar o acesso ao emprego, levando empresas e oportunidades diretamente às comunidades. Além da intermediação de vagas, os eventos oferecem orientação profissional, atualização de cadastros e encaminhamento para cursos gratuitos, garantindo que os trabalhadores estejam mais preparados para atender às demandas do mercado.

Ao longo do ano, apenas na Capital, houve mais de 22 mil vagas disponibilizadas, 25 mil atendimentos e 4 mil candidatos pré-aprovados, com a participação de mais de 450 empresas. “Cada mutirão representa não apenas uma chance de recolocação, mas uma ponte entre a iniciativa privada, o poder público e quem busca uma oportunidade concreta”, afirma o secretário Do Carmo.

A estratégia estadual também inclui mutirões temáticos, como o destinado a pessoas com deficiência, que ofertou mais de 450 vagas em Curitiba, e o Mutirão da Juventude, com cerca de 800 vagas voltadas a jovens que estão ingressando no mercado de trabalho.

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Governador do Paraná Ratinho Junior apresenta projeto inovador do transporte a prefeitos de Santa Catarina

 

foto: Ari Dias/AEN

Governador Carlos Massa Ratinho Junior falou do processo de instalação do Bonde Urbano Digital (BUD) a um grupo de prefeitos catarinenses, que acompanha nesta terça-feira (14) o andamento da montagem do sistema que é o primeiro da América do Sul e vai ligar Pinhais a Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. 

poe AEN

O pioneirismo do Paraná na implantação do primeiro Bonde Urbano Digital (BUD) da América do Sul despertou o interesse de autoridades de outros estados. Uma comitiva formada por prefeitos de Santa Catarina e representantes do governo de Mato Grosso visitou o Estado nesta terça-feira (14) para conhecer o projeto e acompanhar o andamento da montagem do sistema, que vai operar no transporte coletivo entre Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

Os visitantes foram recebidos no Palácio Iguaçu pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, pelo secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, e pelo diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Gilson Santos. Após o encontro, o grupo seguiu para o Parc Autódromo de Pinhais, onde o BUD está em processo de montagem.

“Nós estamos felizes em trazer essa inovação para o transporte público para a América do Sul. Estamos em processo de montagem do veículo e isso tem despertado a curiosidade de diversos estados e cidades. Isso nos deixa animados principalmente por ser uma possibilidade de levar mais comodidade e qualidade de vida para os trabalhadores e para as pessoas que utilizam o sistema de transporte público todos os dias”, disse o governador.

foto: Ari Dias/AEN

Participaram da visita os prefeitos Tiago Maciel Baltt (Balneário Piçarras), Leonel Pavan (Camboriú), Libardoni Lauro Claudino Fronza (Navegantes), e Joel Orlando Lucinda (Porto Belo), o vice-prefeito de Balneário Camboriú, Nilson Probst, o secretário de Urbanismo de Itajaí, Jace Juay, além dos executivos da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), Jaylon Jander Cordeiro e Daniel Cecilio Neves.

Também acompanharam o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Olavo Pivetta, acompanhado dos secretários Rogério Luiz Gallo (Fazenda) e Marcelo Oliveira (Infraestrutura).

Apresentado em setembro pelo Governo do Paraná, o Bonde Urbano Digital é fruto de um investimento da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). O sistema utiliza tecnologia chinesa de transporte coletivo sem trilhos, desenvolvida pela empresa CRRC Nanjing Puzhen, e combina inovação, sofisticação, sustentabilidade e baixo custo operacional.

Diferentemente dos VLTs, movidos sobre trilhos, ou dos ônibus elétricos convencionais, o BUD opera sobre o asfalto com pneus de borracha e é guiado por um sistema de “trilhos virtuais”, com marcações digitais e sensores de alta precisão que definem o caminho a ser seguido. Essa tecnologia emprega recursos como detecção ferroviária, controle coordenado de eixo e rastreamento automático, garantindo segurança e precisão mesmo sob chuva, vibrações ou desgaste da pista.

O veículo possui 30 metros de comprimento, três eixos, capacidade para 280 passageiros, ar-condicionado, operação bidirecional e pode alcançar 70 km/h. A linha inicial do BUD terá cerca de 13 quilômetros, ligando os terminais de Pinhais e Piraquara, em um trajeto atualmente utilizado por cerca de 10 mil pessoas por dia.

foto: Roberto Dziura Jr/AEN

segundo o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, as últimas peças para a montagem do BUD paranaense chegaram. “Com isso, acreditamos que nas próximas semanas a gente já inicie os testes antes de começar a operação com o público. Foi algo que gerou muito interesse, então também estamos atendendo delegações de diversas partes do Brasil que querem conhecer a tecnologia”, detalha.

O prefeito de Piçarras e presidente da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí, Tiago Maciel Baltt, explicou que a região está buscando financiamento junto ao Banco Mundial para investimentos em transporte público. “O Paraná está de parabéns e quando se fala em transporte público, o Estado é exemplo para o mundo. Então viemos conhecer e aprender. A nossa região tem cerca de 800 mil habitantes e estudamos possibilidades de melhorar a ligação entre as cidades. Esse projeto é uma possibilidade que poderia ser vantajosa”, analisa.

MONTAGEM E OPERAÇÃO – O veículo está sendo montado no Parc Autódromo de Pinhais, onde passará por testes antes de iniciar a operação. Paralelamente, avançam as obras da garagem e base de manutenção do sistema, que funcionará no Terminal São Roque, em Piraquara. O espaço abrigará também o Centro de Controle Operacional (CCO), responsável por acompanhar o deslocamento do veículo em tempo real, por meio de câmeras e sensores instalados ao longo do percurso.

A previsão é de que o Bonde Urbano Digital comece a operar em novembro, oferecendo à Região Metropolitana de Curitiba uma alternativa moderna e sustentável de mobilidade urbana.

INTERESSE – Logo após o anúncio, o modelo paranaense de transporte coletivo despertou interesse nacional e internacional. Estados e capitais como Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Cuiabá (MT) já procuraram o Governo do Paraná para conhecer detalhes do sistema. No exterior, Buenos Aires e Córdoba, na Argentina, além de representantes da Costa Rica, Colômbia e Chile, também demonstraram interesse em adotar o modelo.

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Estado abre inscrições para intercâmbio de pesquisa gratuito no Japão, França e Canadá

 


Iniciativa é do programa Ganhando o Mundo da Ciência, promovido Governo do Estado. Objetivo é proporcionar aos alunos de graduação e aos pesquisadores a oportunidade de realizar mobilidade internacional por um período de até seis meses.

por AEN

O Programa Ganhando o Mundo da Ciência, promovido pelo Governo do Estado, está com inscrições abertas para intercâmbios gratuitos de pesquisa em três países parceiros: França, Canadá e Japão. Para a Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC) são ofertadas até 50 vagas, para a Universidade de Alberta são 10 vagas e para a Universidade Provincial de Kyoto são cinco vagas.

As parcerias contam com uma modalidade importante para o fortalecimento da internacionalização do Sistema Paranaense de Ciência, Tecnologia e Inovação com a oferta de vagas para professores pesquisadores visitantes que virão para as universidades paranaenses.

O Programa Ganhando o Mundo da Ciência tem como objetivo proporcionar aos alunos de graduação, que estão ou estiveram em estágio de Iniciação Científica, e aos pesquisadores (mestrado, doutorado e pós-doutorado) de universidades públicas e privadas do Paraná a oportunidade de realizar mobilidade internacional por um período de até seis meses, a depender das áreas prioritárias para a consolidação da cooperação internacional.

O programa é desenvolvido pela Fundação Araucária e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e garante apoio financeiro integral aos selecionados.

“O Ganhando o Mundo da Ciência tem se fortalecido, cada vez mais, para consolidar as parcerias internacionais com o Estado do Paraná. Atualmente, os acordos totalizam 12 mobilidades em diferentes áreas, além destas, outras estão em fase de consolidação", diz a assessora de Projetos Estratégicos Internacionais da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios.

Segundo ela, os investimentos previstos estão na ordem de R$ 15 milhões para fomentar o intercâmbio de pesquisadores, tanto nacionais quanto internacionais, além das mobilidades dos estudantes de graduação e de pós-graduação.

“Destacamos a importância de recebermos, em nível de reciprocidade, os pesquisadores visitantes internacionais pelo programa, o que dará oportunidade à internacionalização em casa, a fim de qualificar, cada vez, mais o ensino superior do Paraná”, enfatiza Eliane.

KYOTO – Estão abertas até 15 de outubro de 2025 as inscrições para intercâmbio de pesquisa na Universidade Provincial de Kyoto, no Japão. São 2 vagas para estudantes de graduação ou mestrado, 2 vagas para PhD e 1 vaga para pós-doutorado. Edital pode ser conferido AQUI.

FRANÇA – Na França, o edital oferece 50 vagas para mobilidade na Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC), sendo 46 destinadas a estudantes de graduação e mestrado, 2 para doutorado e 2 para pós-doutorado. As inscrições seguem até 1º de novembro. Os selecionados terão direito a um mês de aperfeiçoamento em língua francesa antes do início das atividades. Veja o EDITAL.

CANADÁ – No Canadá, as inscrições vão até o dia 13 de novembro para até 10 vagas destinadas a estudantes de graduação interessados em realizar pesquisa na Universidade de Alberta. Os aprovados participarão do período de inverno acadêmico, entre janeiro e março de 2026. Saiba mais sobre os critérios para inscrições AQUI.

BENEFÍCIOS – Em todos os editais, as despesas são custeadas pelo Governo do Paraná, por meio da Fundação Araucária, incluindo passagem aérea, seguro, visto (quando necessário), auxílio-moradia, acomodação e bolsa mensal. Mais informações e critérios de cada chamada estão disponíveis no site da Fundação Araucária: www.fappr.gov.br - em Programas/Programas Abertos.